Atenção

Fechar

Notícias

Blog

Tudo que você precisa saber sobre a Norma Brasileira NBR 16970 ABCEM, 08/08/2022

 

Já falamos aqui, em nosso blog, sobre a importância da aplicação das normas brasileiras para o mercado da construção e o quanto elas podem gerar impactos positivos para os projetos, contribuindo para um padrão de alta qualidade. No conteúdo, também comentamos um pouco sobre a Norma Brasileira NBR 16970, aprovada no dia 25 de maio de 2022, que veio para somar nesses quesitos nos sistemas construtivos em Light Steel Frame. Agora, chegou a hora de conferir tudo sobre a abrangência dessa norma.

A ABNT NBR 16970 é nomeada como Light Steel Framing: Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamento em chapas delgadas e divida em 3 partes: desempenho, projeto estrutural e interface entre sistemas. Confira abaixo as especificações sobre cada uma delas:

Parte 01 (Desempenho) – ABNT NBR 16970- 1:2022:

São definidas as exigências para os componentes do projeto e desempenho do sistema LSF e também determinados os usos para edificações residenciais e não residenciais de até 2 pavimentos. Os projetos devem atender aos critérios e normas da ABNT em: sistema de estrutura e de vedações verticais, subsistema de piso e de cobertura, durabilidade e manutenção.

Principais especificações:

- Definição de elementos de fundação devem seguir as diretrizes do solo, considerando a umidade vinda do mesmo;

- Definição de componentes, elementos estruturais e perfis utilizados no sistema steel frame e dimensões das fitas metálicas e chapas gusset, que devem atender aos mesmos requisitos de material especificados para os perfis. Além disso, no processo de união dos componentes, são utilizados fixadores com objetivo de garantir uma ligação sem deformações ou rupturas. Para isso, a norma determina os tipos de parafusos e os locais de aplicação;

- Opções de componentes de fechamento e revestimento para vedações verticais, internas e externas, e detalhamento dos requisitos mínimos para cada tipo de material, como chapas, sidings, basecoat e EIFS;

- Sugestões de componentes de fechamento para vedações horizontais, abordando os tipos de chapas que compõem a base de piso e forro do sistema, como fibrocimento, OSB e gesso para drywall;

- Definição de materiais isolantes, como banda acústica, EPS e XPS, lãs e barreiras de vapor e umidade, que contribuem para o desempenho termoacústico e que podem ser aplicados em vedações verticais, internas e externas, sistemas de piso e sistemas de cobertura;

- Especificação da membrana utilizada para criar uma barreira, impedindo que o vapor e umidade entrem na cavidade da parede.

 

Parte 02 (Projeto estrutural) – ABNT NBR 16970- 2:2022:

São estabelecidos os requisitos gerais para projeto e dimensionamento das estruturas de aço que fazem parte do sistema, como:

Características gerais: alinhamento de painéis, excentricidades toleradas, estrutura de cobertura e conceituação da mesma, avaliação de conformidade, memorando de cálculo, desenhos, análise e dimensionamento da estrutura e seus elementos;

- Aspectos do aço estrutural e materiais de ligação utilizados (parafusos autobrocantes e autoatarraxantes);

- Revisão das barras de ancoragem (chumbadores) para fixação da estrutura na fundação;

- Cálculo da rigidez mínima que as contenções laterais ou outros elementos comprimidos e de vigas devem ter para que sejam efetivos;

- Descrição dos valores máximos de deslocamentos verticais, horizontais e estabilidade lateral;

- Princípios básicos para realização de análises dinâmicas das estruturas de pisos que comportam lajes onde são submetidas ações induzidas por pessoas ou multidões com objetivo de uma resposta positiva da estrutura.

Parte 03 (Interface entre sistemas) – ABNT NBR 16970- 3:2022

São estabelecidos os requisitos e detalhes construtivos para paredes e pisos, externos e internos, paredes e esquadrias e paredes ou pisos e instalações divididos em:

- Garantia de um bom desempenho e durabilidade, em paredes e esquadrias, instalações prediais e de gás, água fria e quente, pluviais e de esgoto, elétricas, SPDA e ar-condicionado. Fixação de peças suspensas e de elementos construtivos, instalações de fundação e interfaces entre paredes, sistemas mistos, de parede e de laje, de piso, forro e cobertura;

- Definição dos tipos e de como devem ser as fixações na chapa de drywall interna, perfis de aço e reforços;

- Fixação de elementos estruturais que atendam ao dimensionamento;

- Utilização correta do revestimento de churrasqueiras, lareiras e ambientes agressivos;

- Detalhamento de impermeabilização de áreas molháveis.


Quer se especializar na NBR 16970?

Agora que você já sabe sobre a atuação da NBR 16970 nos projetos de Light Steel Frame, chegou a hora de se especializar e ficar à frente no mercado de trabalho.

A ABCEM cursos está com inscrições abertas para o curso Aplicação da Norma Brasileira NBR 16970 - Light Steel Frame, que acontecerá no dia 25 de agosto de 2022, das 19h às 22h, e será ministrado pelos professores Eng. Roger e Engª. Maria Thereza.

O curso abordará, com detalhes, as 3 fases da Norma Brasileira e como você poderá aplicá-la no seu projeto. Além disso, será totalmente online, podendo atender profissionais de todos os estados do país.

Não dá pra perder, não é mesmo? Faça já sua inscrição clicando aqui.


Voltar

Leia mais:

Notícias

Notícias

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.