Atenção

Fechar

Blog

Blog

ABCEM fecha 2021 com 13 cursos, palestras e webinars realizados ABCEM, 17/12/2021

 

Um dos objetivos da ABCEM é contribuir com a formação técnica e oferecer informações relevantes para o desenvolvimento do setor de estruturas metálicas.

A ABCEM realizou webinars, palestras,  curso de extensão e  cursos livres em 2021. Todas essas ações vão ao encontro de um dos principais objetivos da Associação: promover e dar suporte para o desenvolvimento do setor de estruturas metálicas no Brasil. 

O ano que se encerra foi marcado pelo compromisso com a formação técnica, informação e conhecimento. A ABCEM realizou estudos e pesquisas sobre a produção, o mercado e suprimentos do setor, além de defender os interesses de seus sócios. 

Em 2021, a entidade também completou 47 anos e apresentou seu plano estratégico com foco em desenvolvimento. O documento foi baseado em quatro pilares: tecnologia competitiva e geração de valor; alianças para gerar interesse; representatividade qualitativa e quantitativa, além de transferência de conhecimento para os associados e geração de negócios. 

Nesse ano, a ABCEM recebeu uma série de novos associados. Nomes como Tesba Logística, Belgo Bekaert, R. Bassani, Comfort Lux, Danica, Espaço Smart, Tecnoframe Alge, Metalix e Rodopack passaram a compor o quadro da Associação. 

Nesse ano, a ABCEM ainda investiu no intercâmbio com entidades similares, fator que contribuiu para o fortalecimento do segmento, por meio de ações conjuntas.

Outro destaque foi a criação do Planejamento Estratégico (PE) para light steel frame. Esse plano englobou ações desde apoio à criação de normas técnicas, passando por capacitação de mão de obra, até a publicidade dos associados.

Retrospectiva de cursos, palestras e webinars

Pelo oitavo ano consecutivo, a ABCEM renovou sua parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizando o curso de extensão “Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações” na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A programação educacional da entidade também incluiu outros dois cursos de estruturas: 
    • projeto e dimensionamento de estruturas mistas de aço e concreto, ministrado pelos professores Fernanda Calenzani, Lucas Favarato e Rodrigo Caldas; 
    • dimensionamento de passarelas metálicas, ministrado por Daniel Ferraz. 

Outra frente de formação foi voltada só para o sistema construtivo light steel frame. A ABCEM disponibilizou a inscrição para dois módulos de cursos básicos sobre o assunto, ministrados por Antônio Gilberto de Freitas Filho.

Também aconteceram os cursos de normas técnicas, diretrizes e manuais para o sistema light steel frame; concepção para projeto estrutural em light steel frame; fundamentos para a especificação de acabamentos no sistema construtivo LSF e orçamento para obras em light steel frame.

As palestras e webinars foram voltadas para light steel frame, proteção contra fogo em estruturas metálicas, garantia formal e comfort roof. 

Já para fevereiro de 2022, há o Módulo I: Projeto de coberturas metálicas em arco, duas águas e shed, elaborado e aplicado pelo professor Alexandre Vasconcellos. As aulas online acontecem nos dias 2, 4, 9 e 11. As inscrições estão abertas.

Tendências para 2022

O setor de estruturas em aço cresceu 24,9% em produção, de acordo com os estudos mais recentes divulgados pela ABCEM. 

Esse resultado é relativo a 2020, mas oferece uma noção realista do clima e expectativas do setor para o próximo ano. 

Os temas relacionados a light steel frame e segmento energético se destacam e devem continuar ganhando espaço nas obras de construção civil. 

 


Voltar

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.