Atenção

Fechar

Estruturas Metálicas

O aço apresenta características diferenciadas por ser material versátil e flexível.


Devido a sua alta resistência mecânica, o uso de estruturas de aço cria melhores condições para se vencer grandes vãos, permitindo a concepção de projetos arquitetônicos arrojados. Além disso, por causa das menores dimensões das peças e menor peso próprio, as estruturas em aço reduzem a carga nas fundações e conferem à construção em aço aumento da área útil construída, aproveitando-se melhor o espaço interno. Por serem mais compactas e leves, as peças de aço encurtam o transporte de materiais para a obra. O uso desse sistema construtivo também pode reduzir até 40% do tempo de execução de um projeto, por permitir o acúmulo de etapas. Isto é, enquanto as peças estão sendo fabricadas na indústria, a fundação está sendo feita no canteiro. Como essa fabricação obedece a rigorosas especificações dimensionais, na etapa de montagem a estrutura estará nivelada e aprumada, o que serve de guia para as demais etapas da obra, reduzindo-se o desperdício de materiais.


O Manual da Construção IndustrializadaConceitos e Etapas – vol.1: Estrutura e Vedação, coordenado e editado pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, tem como objetivo disseminar o uso de sistemas industrializados na construção civil brasileira.


As informações contidas no Manual foram levantadas por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto a representantes dos setores de diversas tecnologias associadas a sistemas construtivos industrializados no Brasil, participantes do Grupo de Trabalho da Construção Industrializada, que contou com a participação da ABCEM.


Neste Manual são apresentados exemplos de sistemas construtivos industrializados de concreto armado e de concreto protendido, de aço, de light steel framing, de light wood frame e de drywall.


O capítulo referente especificamente aos sistemas construtivos industrializados em aço, os sistemas construtivos em light steel frame e em drywall está disponível no Manual da Construção Industrializada.


Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.