Atenção

Fechar

Programa de Qualificação de Telhas de Aço

A ABCEM, com objetivo de incentivar a elaboração de normas técnicas e promover a qualidade dos produtos e desenvolvimento do mercado da construção metálica, estabeleceu, em conjunto com a ABNT, o Programa de Qualificação de Telhas de Aço.

O Programa de Qualificação de Telhas de Aço avalia a qualidade das telhas de aço de seção ondulada e trapezoidal em conformidade com a norma ABNT NBR 14513. Os fabricantes possuem também a opção de avaliar as características termoacústicas, conforme a norma ABNT NBR 16373. O Programa é reconhecido e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

Para a verificação dos requisitos de desempenho das telhas e painéis termoacústicos exigidos pela norma ABNT NBR 16373, o laboratório de 3° parte Unisinos realiza os ensaios requeridos para a avaliação da conformidade dos produtos. O laboratório é parcialmente acreditado pelo INMETRO. Por esse motivo ele deve ser avaliado anualmente pela ABNT através de pessoal especializado a fim de atestar a observância dos critérios necessários na realização dos ensaios.

A ABCEM promoveu reuniões em 2019 com a participação de produtores de telhas e produtores de aço, onde foram geradas contribuições para a revisão do Procedimento Específico de Certificação da ABNT (PE-077) com a simplificação do texto e aumento na garantia da qualidade do produto. Essa nova versão do procedimento foi submetida à avaliação do Inmetro e aprovada em fevereiro/2020. Os novos Certificados de Conformidade emitidos pela ABNT conterão a logomarca da ABCEM, garantindo maior confiança e credibilidade aos clientes certificados.

Todas as avaliações são realizadas pela ABNT. O programa de certificação é voluntário e sua aplicação assegura maior qualidade para o produto e para o setor, promovendo a melhoria e diferenciação das empresas participantes, garantindo maior segurança e confiança aos clientes e consumidores.


Contatos ABNT:

Os interessados devem preencher essa ficha clicando aqui.

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.