Atenção

Fechar

Light Steel Framing

Sistema Construtivo utilizando Perfis Estruturais de Aços Revestidos Formado a Frio (Sistema Autoportante de Construção a Seco)

A utilização de estruturas de aço na construção civil pode ocorrer em duas formas:
  • Como elemento estrutural, na função de pilar, viga, laje ou estrutura de cobertura;
  • Como sistema construtivo, por exemplo, o sistema conhecido internacionalmente como Light Steel Framing (LSF).
O Sistema Construtivo LSF utiliza perfis estruturais formados a frio de aços revestidos ou, conforme a ABNT NBR 15253:2014, “perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis reticulados, utilizados em edificações e destinados à execução de paredes com função estrutural, estruturas de entrepisos, estruturas de telhados e de fachadas das edificações”.
Por sua versatilidade, o sistema Steel Framing pode ser utilizado para construção de tipologias diversificadas. O sistema vem sendo usado também em vedações externas de edifícios tanto de aço como em concreto, segundo disposições que permitem flexibilidades para o projeto de arquitetura. Foi iniciado com as habitações em madeira, construídas no território americano no século XIX.
Conforme a 2ª edição do “Manual de Construção em Aço Steel Framing: Arquitetura”, publicada em 2012 pelo CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, o LSF tem como principal característica a estrutura constituída por perfis formados a frio de aço galvanizado que são utilizados para a composição de painéis estruturais e não-estruturais, vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. Assim, devido a essas características, o sistema LSF também é conhecido por Sistema Autoportante de Construção a Seco.
“Interpretando a expressão “Steel Framing”, do inglês “steel = aço” e “framing” que deriva de “frame=estrutura, esqueleto, disposição, construção”(Dicionário Michaelis, 1987), pode ser definida por: Processo pelo qual se compõe um esqueleto estrutural em aço formado por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para resistir às cargas que solicitam a edificação e dando forma a mesma. Assim, o sistema LSF não se resume apenas a sua estrutura. Como um sistema destinado à construção de edificações, ele é composto por vários componentes e “subsistemas”. Esses subsistemas são, além do estrutural, de fundação, de isolamento termoacústico, de fechamento interno e externo, e instalações elétricas e hidráulicas.”
“Para que o sistema cumpra com as funções para o qual foi projetado e construído, é necessário que os subsistemas estejam corretamente inter-relacionados e que os materiais utilizados sejam adequados. Dessa forma, a escolha dos materiais e de mão de obra é essencial na velocidade de construção e no desempenho do sistema.”
A ABCEM ao congregar empresas e pessoas jurídicas/físicas que se dedicam à construção metálica em geral, empresas de serviços/montagem a produtores de materiais/componentes relacionados à construção metálica, reuniu informações relevantes sobre o sistema LSF e entrevistou o diretor comercial da associada Santo André Distribuidora Industrial, Fábio Luís de Gerone, que apresentou a websérie “Introdução ao Light Steel Frame”, no canal da empresa, no Youtube.
Ele relata que optou por deixar de lamentar o atraso do sistema arcaico de construção no país, e decidiu ajudar a desenvolver o mercado e vender produtos de LSF.
Fábio de Gerone destaca que a “construção a seco não é para amadores, mas também não é uma ciência parecida com a engenharia espacial, que só pode ser resolvida pela NASA; muito pelo contrário, é um processo preciso, mas bastante simples”.
Informações adicionais sobre os sistemas construtivos em light steel frame e em drywall estão disponíveis da página 130 até 154 no Manual da Construção Industrializada.
A associada FRAMECAD disponibilizou fotos de diferentes aplicações do sistema utilizando perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, demonstrando sua versatilidade e possibilidades de utilização.

Inscreva-se