Atenção

Fechar

Light Steel Framing

SISTEMA CONSTRUTIVO QUE UTILIZA PERFIS DE AÇO GALVANIZADO, FORMADOS A FRIO, DE BAIXA ESPESSURA, COMO PRINCIPAL ELEMENTO ESTRUTURAL, GERANDO ELEMENTOS DE BAIXO PESO, REDUZINDO SIGNIFICAMENTE O PESO DA EDIFICAÇÃO.

Os perfis, que devem atender os requisitos mínimos estipulados pela ABNT NBR 15253, são utilizados na execução de paredes com função estrutural, estruturas de entrepisos, estruturas de telhados, estruturas de fachadas das edificações e como vedações externas de edifícios construídos em estruturas de concreto ou aço.
Conforme a 2ª edição do “Manual de Construção em Aço Steel Framing: Arquitetura”, publicada em 2012 pelo CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, o LSF tem como principal característica a estrutura constituída por perfis formados a frio de aço galvanizado que são utilizados para a composição de painéis estruturais e não-estruturais, vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. Assim, devido a essas características, o sistema LSF também é conhecido por Sistema Autoportante de Construção a Seco.
Informações adicionais sobre os sistemas construtivos em light steel frame e em drywall estão disponíveis da página 130 até 154 no Manual da Construção Industrializada.
O sistema LSF não se resume apenas à sua estrutura. Como um sistema destinado à construção de edificações, ele é composto por vários componentes e “subsistemas”, que são, além do estrutural, de fundação, de isolamento termoacústico, de fechamento interno e externo, e instalações elétricas e hidráulicas.
Para que o sistema cumpra com as funções para o qual foi projetado e construído, é necessário que os subsistemas estejam corretamente inter-relacionados e que os materiais utilizados sejam adequados. Dessa forma, o projeto detalhado, a escolha dos materiais e da mão de obra são essenciais na velocidade de construção e no desempenho do sistema.
A ABCEM ao congregar empresas e pessoas jurídicas/físicas que se dedicam à construção metálica em geral, empresas de serviços/montagem a produtores de materiais/componentes relacionados à construção metálica, reúne informações relevantes sobre o sistema LSF.
O vice-presidente da área de LSF da ABCEM, Fábio Luís de Gerone, destaca que a “construção a seco não é para amadores, mas também não é uma ciência parecida com a engenharia espacial, que só pode ser resolvida pela NASA; muito pelo contrário, é um processo preciso, mas bastante simples”.

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.