Atenção

Fechar

Programa de Certificação de Gestão ABCEM/ABNT

O Programa de Certificação ABCEM/ABNT avalia a gestão de execução de estruturas e telhas de aço, que envolve projeto, fabricação e montagem. O escopo geral é voltado para a área de gestão empresarial e em seus requisitos específicos. A certificação atesta que a empresa está em conformidade com a norma que rege o processo, ABNT NBR 16775, dando maior credibilidade e garantindo de fato a qualidade do produto entregue ao cliente.

Devido à necessidade de uniformizar o mercado de estruturas metálicas e com a intenção de tornar a certificação tangível, todas as informações referentes à gestão e aos requisitos específicos para empresas do segmento foram reunidas em um único documento, a norma ABNT NBR 16775. O projeto de norma específico foi apreciado por Comissão de Estudos do Comitê Brasileiro da Construção Civil. A norma técnica foi publicada em 30 de março de 2020.

O processo de certificação é voluntário e sua aplicação assegura maior qualidade ao setor, promove melhorias e diferenciação das empresas e fortalece a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção, gerando maior segurança aos clientes das empresas certificadas. Este processo é realizado pela ABNT e compreende avaliação do escopo geral voltado para a área da gestão empresarial e em seus requisitos específicos.

As normas consideradas isoladamente são voluntárias, não são coercitivas. A sua observância decorre de atos normativos que, encampando determinadas normas técnicas, as tornam referência essencial no campo de sua aplicação. Dois exemplos se destacam:

  • O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11/09/1990), em seu art. 39, VIII, dispõe que “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro)”.
  • A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133, de 01/04/2021), em seu art. 42 dispõe que “A prova de qualidade de produto apresentado pelos proponentes como similar ao das marcas eventualmente indicadas no edital será admitida por qualquer um dos seguintes meios: I - comprovação de que o produto está de acordo com as normas técnicas determinadas pelos órgãos oficiais competentes, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou por outra entidade credenciada pelo Inmetro”.

Objetivos da Certificação:

  • Assegurar a qualidade nos setores de estruturas metálicas;
  • Promover a melhoria e diferenciação das empresas, dando maior segurança ao cliente;
  • Fortalecer a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção.

Diferencial:

  • A certificação atesta que a empresa está em conformidade com a Norma Técnica Brasileira que rege o processo, ABNT NBR 16775, dando maior credibilidade e garantindo de fato a qualidade do produto entregue ao cliente.
  • Conheça mais: Programa de Certificação de Gestão ABCEM/ABNT

Assuntos técnicos/Programação/Logística:


Assuntos Comerciais:

Para maior racionalização e controle de seus processos produtivos, na adesão ao Programa de Certificação ABCEM/ABNT de acordo com a norma ABNT NBR 16775, a ABNT oferece a oportunidade de, sendo atendidos os requisitos normativos, a empresa obter de forma integrada a certificação em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO:9001, assim como outras certificações de interesse comercial da empresa.


Faça sua consulta:

Inscreva-se