Atenção

Fechar

Programa de Certificação de Gestão ABCEM/ABNT

São Paulo, abril de 2021 – Devido à necessidade de uniformizar o mercado de estruturas metálicas e com a intenção de tornar a certificação tangível, a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, firmou parceria com a ABCEM (Associação Brasileira de Construção Metálica) para viabilizar programas de certificação em produtos e em sistema de gestão segundo a ABNT NBR 16775:2020.

Através dessa iniciativa, as empresas que estiverem em conformidade com os requisitos exigidos pela norma técnica poderão solicitar avaliação da ABNT Certificadora, por meio de auditores altamente capacitados, para verificar a gestão de execução de estruturas metálicas, que envolve projeto, fabricação e montagem.

"A certificação reconhece para o público o comprometimento da empresa com a qualidade dos produtos e serviços prestados, fortalecendo a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção e gerando maior segurança para o cliente. A divulgação das empresas certificadas tanto para as empreiteiras como para os órgãos públicos permitirá que o cliente final conheça o padrão de qualidade que está contratando”, conta XXX (porta-voz da ABCEM).

A fabricação de estruturas de aço segue normas técnicas de projeto há décadas, porém inexistia normalização para a gestão de seus processos tanto nos escritórios de projeto quanto nas fábricas e canteiros de montagem. Para sanar esta demanda, a ABNT desenvolveu uma norma brasileira.

A ABNT NBR 16775 foi publicada em 30/03/2020 e especifica os requisitos para a gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço. Se aplica a quaisquer organizações que realizem projetos ou fabricação ou montagem de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto que pretendam:

  • a) implementar, manter e aprimorar a gestão das suas operações;
  • b) assegurar-se de sua conformidade com seus procedimentos definidos;
  • c) demonstrar esta conformidade a terceiros; ou
  • d) realizar autoavaliação da conformidade com a Norma.

“O setor de estruturas metálicas passou a contar com novo padrão normativo, o qual irá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do segmento através de moderna visão da gestão do negócio. A norma ABNT NBR 16755:2020, editada especificamente para o setor, define os requisitos necessários para que as organizações que executam atividades de projeto, fabricação e montagem ou combinações destas atividades possam não só implantar como certificar as suas atividades”, explica Antonio Carlos Barros de Oliveira, Diretor de Certificação da ABNT.

A ABNT, em parceria com a ABCEM, realizou, em 5 de maio de 2022, o webinar “Gestão referencial para qualidade e segurança nas estruturas de aço ABNT NBR 16775”. O encontro teve como objetivo tratar da gestão referencial para a qualidade e segurança nas estruturas de aço e dos impactos positivos na certificação da norma ABNT NBR 16775, que especifica os requisitos para a gestão dos processos de projeto, fabricação e montagem de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto, coberturas e fechamentos de aço. Clique aqui para rever o Webinar.


Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.


Objetivos da Certificação:

  • Assegurar a qualidade nos setores de estruturas metálicas;
  • Promover a melhoria e diferenciação das empresas, dando maior segurança ao cliente;
  • Fortalecer a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção.

Diferencial:

  • A certificação atesta que a empresa está em conformidade com a Norma Técnica Brasileira que rege o processo, ABNT NBR 16775, dando maior credibilidade e garantindo de fato a qualidade do produto entregue ao cliente.
  • Conheça mais: Programa de Certificação de Gestão ABCEM/ABNT

Assuntos técnicos/Programação/Logística:


Assuntos Comerciais:

Para maior racionalização e controle de seus processos produtivos, na adesão ao Programa de Certificação ABCEM/ABNT de acordo com a norma ABNT NBR 16775, a ABNT oferece a oportunidade de, sendo atendidos os requisitos normativos, a empresa obter de forma integrada a certificação em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO:9001, assim como outras certificações de interesse comercial da empresa.


Faça sua consulta:

Inscreva-se

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.